Projeto: Gêneros textuais
Tema: As modalidades textuais e suas características.
Introdução:
Através da execução do programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, foi elaborado o projeto “Conceitos Textuais”.
O referido projeto apresenta diversos gêneros textuais, e aborda as analises linguísticas, literárias e gramáticas, que são pré-requisitos essenciais para o desenvolvimento “textuais” dos alunos.
Justificativa:
Devido as dificuldades de interpretação, escrita, identificação das modalidades textuais, ouve a necessidade da realização de estados complementares, visando o aperfeiçoamento e melhoria na aprendizagem da língua portuguesa, por isso escolhemos o tema “ As modalidades textuais e sua características”, para trabalharmos com alunos do ensino fundamental.
Objetivo Geral:
Conhecer e identificar as diversas modalidades textuais usando novas metodologias de ensino – aprendizagem.
Objetivos Específicos:
Caracterizar a língua oral e escrita;
Conceituar texto;
Identificar as razões do estudo prioritário de textos no ensino – aprendizagem de línguas;
Identificar características da linguagem literária;
Conhecer as modalidades textuais;
Alterar o sentido do texto a partir da leitura sistematizada.
Recursos Materiais:
Livro didático GESTAR II – língua portuguesa
Folha A4
Som/DVD/TV
DVD nova escola
Cartolina, cola e tesoura.
Revista e jornal.
Metodologia:
Aula dialogada explicativa;
Debates;
Exposição de trabalhos;
Teatros, paródias;
Cordel, sarau.
Cronograma:
O referido projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo do ano de 2009.
Culminância:
A culminância será feita ao termino de cada unidade de estudo com apresentação dos trabalhos realizados pelos educando, através de sarau de poesias.
Avaliação:
A avaliação será de acordo ao desempenho de cada aluno através da observação sistematizada.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
PROJETO
Titulos dos projetos dos Professores Cursistas
2º - As dificuldades dos alunos ;
3º - As entrelinhas presentes nos generos textuais;
4º - As modalidades textuais e suas características.
Estudo da TP6 - Toda
Antecipadamente procurei alguns livros de contos de fadas e uma mensagem para trabalhar na oficina.
Em grupo fizemos o estudo das unidades, foram esclarecidas algumas dúvidas.
Os cursistas descobriram que é muito importante o planejamento e disseram que seria muitíssimo mostrar isso aos seus alunos.
Sugerir a eles uma dinâmica para incentivar seus alunos a ler mais e eles adoraram.
Eles identificaram e diferenciaram a argumentação e linguagem.
A dificuldade que encontro é para reunir, pois chove muito e fica muito difícil deslocar até o local das oficinas.
Surpreendente esta é a palavra para definir a 18ª oficina do gestar. Os professores disseram que surpreenderam com o interesse dos alunos com o tema.
Ao iniciar a oficina argumentaram sobre suas dificuldades em aplicar os conteúdos da TP2. Argumentaram que os muitas vezes não conseguem identificar o sentido da gramática.
Os professores relataram que houve um interesse maior dos alunos com relação à unidade 08 (linguagem figurada).
Encerramos nossa oficina com uma mensagem reflexiva com o tempo.
Estudl da TP2
Reunimos na manhã do dia 28/10, nós os professores formadores e a coordenadora do gestar para realizarmos mais uma oficina como de costume. Levei uma mensagem para refletirmos.
Depois de debater a mensagem começamos a falar da TP2. Como a TP1, fizemos da mesma maneira, estudamos toda a TP, dividir a turma em quatro grupos, em que cada um estudaria uma unidade e encontraria a melhor forma de passar para seus alunos o conteúdo. Em seguida apresentava aos colegas e sendo auxiliados por mim.
Depois de fazer o estudo da TP1, reunimos na manhã do dia 31/10 para analisar os resultados obtidos durante a aplicação da mesma.
As dificuldades encontradas por mim para trabalhar o gestar está sendo por questões climáticas, pois chove muito e para deslocar-me até o local das oficinas está sendo muito difícil.
Os professores gostaram de trabalhar o tema da mesma, pois está relacionado as dificuldades mais encontradas no seu dia-a-dia. Lembrando que o tema da TP1 refere-se a linguistica.
Iniciamos com a mensagem reflexiva e em seguida fiz algumas perguntas a respeito da TP1, logo após perguntei sobre as dificuldades encontradas para aplicar o avançando na prática dessa TP1. Segundo eles as dificuldades é o preconceito que os próprios alunos tem em relação ao modo de pronuncia em seu cotidiano. Debatemos sobre o assunto e chegamos a conclusão que esse é um assunto de interesse de todos, pois este é um fato que gera grandes conflitos em sala de aula.
Os cursistas fizeram um ótimo trabalho fazendo dicionários dos dialetos regionais, dos jovens e dos idosos.
Comcluí que este tema foi de grande importância para os cursistas, pois até mesmo entre eles há um certo "preconceito".
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Estudo da TP1 - Toda
Devido o tempo está escasso, optamos em fazer o estudo de toda a tp1 e trabalhar somente algumas unidades.
Inicialmente coloquei um vídeo sugerido pela minha professora formadora guiana que se chama “quixaramebim”.
O vídeo apresenta uma linguagem bem coloquial e apartir daí demos início a nossa oficina.
A princípio os cursistas ficaram um pouco apreensivos, pois relata as variantes linguísticas. Debatemos e concluímos que na nossa região há vários dialetos e que seria interessante fazer um trabalho com os alunos sobre o mesmo.Foi sugerida várias atividades em que fosse trabalhado os tipos de linguagem.
Depois de trabalhar com os alunos a unidade 19 e 20, os professores levaram diversas atividades para o encontro para relatar o bom desempenho obtido.
Alguns professores juntamente com seus alunos confeccionaram cartazes com propaganda usando a negação. Observei que os cursistas estão empenhando o máximo neste programa, alguns reclamam que o tempo é curto, mas é prazeroso ver o interesse dos educandos nas aulas. Eles sentem - se a vontade e seguros para falar sobre suas dificuldades, pois são auxiliados pelos colegas mais experientes e há uma troca de conhecimento múltuo
Estudo da TP5 - unidades 19 e 20
Antecipadamente confeccionei uma atividade para o estudo das 19 e 20. Escrevi em uma cartolina várias palavras diferentes, onde os cursistas teriam que subitamente criar um texto de acordo com as palavras que eu iria apresentar a eles então começamos a falar de coesão textual.
Estudamos juntos a unidade 19 e 20 e detectamos que os alunos muitas vezes não conseguem produzir textos coesos por falta de conhecimento de mundo.
Encerramos nosso encontro com a mensagem.
Trabalhar essa oficina foi otimo tiramos as duvidas e trocamos experiencia.
As dificuldades encontradas para aplicar as mesmas foi o tempo, pois o mesmo é pouco para estudar, aplicar e relatar como foi o trabalho desenvolvido.
Os estudos estão tendo bons resultados, as dificuldades em relação ao conteúdo é tirada durante as oficinas, em que há troca de experiência entre ambos. A Secretaria enfim forneceu alguns materiais didático e ajudará muito.
1º Momento: Mensagem “Pássaros insaciáveis”.
2º Momento: Discussão e reflexão.
3º Momento: Discussão sobre experiência de cada um ao trabalhar a TP (dificuldades e resultados obtidos).
4º Momento: Estudo e esclarecimento de duvidas em conjunto.
5º Momento: "A teoria de Eisnten”.
6º Momento: Relatório individual por escrito das atividades trabalhadas, dificuldades, resultado obtido e conclusão.
7º Momento: Debate e avaliação do encontro.
Como de costume levei para os cursistas e uma mensagem “POBRE”, refletimos e iniciamos a mais uma oficina. Pedi aos mesmos para relatar como foi trabalhar as unidades sugeridas.
Segundo eles não houve dificuldades, pois o tema é muito bom.
Os professores levaram algumas atividades feitas pelos seus alunos como: anúncio convencendo o leitor para o apto da leitura e produção do resumo.
Houve troca de experiências e começamos a falar um pouco sobre estilo.
ESTUDO DA TP 04 - UNIDADES 15 E 16
Desmotivada é a palavra adequada para iniciar mais um relatório. Desânimo não vem dos professores cursistas e sim da forma como o município investe nos profissionais (nós) que estão atuando com o gestar, não há apoio com materiais didáticos de custo.
Os professores cursistas solicitam por lanches, mas não é aceito os seus pedidos. Porém isto não impedia que prosseguíssemos com o gestar.
Fizemos juntos o estudo das unidades 15 e 16, em que foram aproveitadas algumas atividades da oficina 6.
Os cursistas voltaram bastantes motivados e idealizando bons resultados.
Juntamente com os professores cursitas fizemos a leitura da mensagem ”escute seu coração’’, refletimos e em seguida damos inicio a oficina.
No primeiro momento pedi que falassem sobre os resultados que obtiveram com a aplicação das unidades 13 e 14 que relata a leitura, escrita; cultura; o processo da leitura. Debatemos e em seguida fizemos e observamos algumas atividades feitas pelos alunos dos professores cursistas.
A dificuldade encontrada por eles é o tempo no qual é pouco para aplicar as atividades. Elogiam o programa e dizem que seus alunos demonstram interesse e participam mais das aulas.
Fizemos o estudo juntos da unidade 13 e 14, em que iniciamos com uma mensagem reflexiva; debatemos as questões relacionadas à mesma.
Os professores cursistas estão adorando trabalhar o GESTAR II.
Em seus relatórios eles deixam bem claro que/com o estudo desta TP4 viram que os seus alunos estão alfabetizados e não estão letrados.As dificuldades encontradas por eles continua sendo a falta de material didático, pois o departamento de educação não está fornecendo.
Oficina 05
Essas unidades foram muito boas de trabalhar. Os professores cursistas não tiveram dificuldade em trabalhar com seus alunos. Eles apresentaram os conteúdos aos alunos, os mesmos em sua maioria conseguiram assimilar as variedades textuais. A turma do GESTAR e ótima os professores são dinâmicos e aplicados, a única coisa que eles reclamam e o tempo que e muito curto. Em seus relatórios os professores relatam que adoraram trabalhar o AVANÇANDO NA PRATICA da pagina 124.
ATIVIDADE DOS PROFESSORES CURSISTA
Depois de fazermos o estudo das unidades 09 e 10, fizemos a ofina 04, em que iniciamos com uma mensagem reflexiva e em seguida pedi aos cursistas que falassem sobre as dificuldades que encontraram para aplicar estas unidades.
As dificuldades encontradas foram:
Falta de material didático;
Tempo para aplicar as atividades.
Pedi também que relatassem o que deu certo (pontos positivos).
Interesse pelo tema;
Participação.
Em seguida ouvi algumas sugestões de como trabalhar as unidades, para aqueles que não obteve bons resultados.
Relatório Gestar II - TP3, unidade 09
Diante do que foi estudada na TP 03, unidade 09 pode se relatar que foi excelente trabalhar esta unidade. Os professores adoraram. Eles não tiveram em aplicar as atividades proposta. Os cursistas em sua em maioria trabalharam com a bibliografia. Relataram que foi de muito proveito e prazeroso, os alunos através da bibliografia deixaram transparecer seus sonhos, medos e problemas pessoais. Contudo observa-se que foi ótimo trabalhar esta unidade...
RELATORIO GESTAR II - TP3 Unidade 10.
Foi maravilhoso trabalhar esta unidade, os professores cursistas trabalharam o gênero literário e não-literário. Os professores relataram que seus alunos se surpreenderam ao descobrir que a musica também pode ser um gênero poético.Conclui-se que foi muito bom trabalhar esta unidade.
15-04 - Oficina introdutória-apresentação do programa aos supervisores e diretores do município.
22-04 - Oficina introdutória-apresentação do programa aos cursistas.
30-04 - Estudo da TP3 - unidades 09 e 10.
15-05 - Oficina.
30-05 - Estudo da TP3-unidades 11 e 12.
15-06 - Oficina.
22-06 - Estudo da TP3-unidades 13 e 14.
30-06 - Oficina.
31-08 - Estudo da TP4 - unidades 15 e16.
15-09 - Oficina.
22-09 - Estudo da TP5-unidades 17 e 18.
26-09 - Oficina
30-09 - Estudo da TP5 -unidades19 e 20.
08-10 - Oficina
16-10 - Estudo da TP1-toda.
24-10 - Oficina.
28-10 - Estudo da TP2-toda.
31-10 - Oficina.
07-11 - Estudo da TP6-toda.
14-11 - Oficina; Elaboração do projeto; Avaliação do programa.
As letras sempre fizeram parte da minha vida. Quando criança adorava ouvir as leituras dos textos dos livros didático. A minha irmã fazia a leitura em voz alta e eu adorava, chegava até a decorar os mesmos.
A escola que estudava não tinha opção de para leitura, pois não fornecia livros infantis e nem livro didático aos alunos.
No ensino fundamental 02 estudei em uma escola estadual, a mesma disponibilizava diversidade em livros. Foi lá que li o inesquecível livro de monteiro lobato ”memórias de Emília”; gostava tanto que o lia diversas vezes, era minha distração de final de semana.
Como adorava monteiro li também “fábulas de monteiro lobato “e como o outro apaixonei”. Nesse momento eu tinha 13 anos, foi então que tomei gosto pela leitura e li ”eu Christiane F, 13 anos drogada, prostituída, a droga da obediência, memórias póstumas de brás cubas e, líder de si mesmo, nunca desista de seus sonhos, etc.
Como havia dito as letras anda sempre ao meu lado e hoje estou cursando o quinto período de letras e atuando. Há três anos com a disciplina de língua portuguesa.
A escola que leciono é a mesma onde cursei o ensino fundamental 01. Incentivo meus alunos a mergulhar pelo mundo de leitura, pois sei que encontrarão um mundo de aprendizagem e fantasia.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Reflexão da TP6; Elaboração do projeto; Avaliação dos cursista em relação ao gestar.
Oficina 20
Como terminei o ultimo relatório continuo a relatar, que está complicado a concluir este tão importante trabalho pois chove muito e as estradas estão péssimas e a maioria dos cursistas moram em zona rural.
A maioria dos cursistas compareceram e adoraram trabalhar a TP6 os alunos interessaram e participaram ainda mais disseram os professores.
Elaboramos projetos onde cada um elaborou o seu sendo que auxiliados por mim e pela supervisora e coordenadora Márcia.
Os professores fizeram uma avaliação do Gestar, do professor formador (eu).
Na maioria das avaliações encontrei relatos como “ O programa é ótimo, meus alunos interessaram muito mais pela disciplina de português” diz os professores cursistas.
Enfim foi muito bom trabalhar como programa Gestão da Aprendizagem Escolar Gestar muitos professores no inicio resistiram a mudança, porém eles acabaram vendo que trabalhar com o gestar era trabalhar uma gramática contextualizada, os professores que não aceitaram trabalhar são professores que não pode mudar a realidade da educação no Brasil.