quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PROJETO

Projeto: Gêneros textuais

Tema: As modalidades textuais e suas características.

Introdução:
Através da execução do programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, foi elaborado o projeto “Conceitos Textuais”.
O referido projeto apresenta diversos gêneros textuais, e aborda as analises linguísticas, literárias e gramáticas, que são pré-requisitos essenciais para o desenvolvimento “textuais” dos alunos.

Justificativa:
Devido as dificuldades de interpretação, escrita, identificação das modalidades textuais, ouve a necessidade da realização de estados complementares, visando o aperfeiçoamento e melhoria na aprendizagem da língua portuguesa, por isso escolhemos o tema “ As modalidades textuais e sua características”, para trabalharmos com alunos do ensino fundamental.

Objetivo Geral:
Conhecer e identificar as diversas modalidades textuais usando novas metodologias de ensino – aprendizagem.

Objetivos Específicos:
Caracterizar a língua oral e escrita;
Conceituar texto;
Identificar as razões do estudo prioritário de textos no ensino – aprendizagem de línguas;
Identificar características da linguagem literária;
Conhecer as modalidades textuais;
Alterar o sentido do texto a partir da leitura sistematizada.

Recursos Materiais:
Livro didático GESTAR II – língua portuguesa
Folha A4
Som/DVD/TV
DVD nova escola
Cartolina, cola e tesoura.
Revista e jornal.

Metodologia:
Aula dialogada explicativa;
Debates;
Exposição de trabalhos;
Teatros, paródias;
Cordel, sarau.

Cronograma:
O referido projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo do ano de 2009.

Culminância:
A culminância será feita ao termino de cada unidade de estudo com apresentação dos trabalhos realizados pelos educando, através de sarau de poesias.

Avaliação:
A avaliação será de acordo ao desempenho de cada aluno através da observação sistematizada.

2 comentários:

  1. Rosilene, de quem é este projeto? Por que ele foi escolhido para estar no seu blog na íntegra? Senti falta do comentário reflexivo...

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Rosilene, terminei de ler e apreciar todos os seus relatórios e todos os materiais postados.

    As dúvidas que surgiram coloquei no comentário e só senti falta dos relatórios reflexivos, o que gerou a existência de textos sucintos. Como você mesma já tinha mencionado, essa situação deve-se a seu acesso restrito à Internet e à qualidade da mesma. No entanto, sinto que isso dificultou a divulgação de seu trabalho, visto que não conseguiu demonstrar mais de perto e com maior riqueza de detalhes as forças que o Gestar, você e sua turma de cursistas compartilharam.

    Parabéns pelos seus esforços, pela sua dedicação à sua escolha por estar à frente do Programa em sua turma de cursistas! Parabéns a todos os envolvidos nesse curso que objetiva tornar-se a prática na sala de aula!

    Um abraço.

    ResponderExcluir